Perfil do egresso

O egresso das Faculdades Integradas de Taquara deverá ter contemplados, em sua formação, tanto aspectos humanísticos quanto técnicos, atendendo, portanto, não só às questões pontuais do mercado de trabalho a que se destina, mas o conhecimento da realidade socioeconômica, política e cultural da região e do mundo.

Há a necessidade de o egresso ter autonomia para aprender por meio da prática investigativa com visão inovadora, criativa, sendo capaz de desenvolver processos de comunicação e de aplicação do conhecimento para solução de problemas. Esta capacidade, por sua vez, deve permitir o acolhimento e o trato à diversidade, de forma livre, crítica e solidária, permitindo uma relação com o mundo de forma responsável.

Na sociedade atual, existe a necessidade de refletirmos sobre as possibilidades das novas aprendizagens que auxiliam no processo de enfrentamento dos desafios da educação. Delors (1999), em suas contribuições que constam no Relatório da UNESCO, situa o educar como desenvolver no ser humano quatro competências.
Com base nelas, descreve-se como o curso de Matemática e a FACCAT almejam o egresso no desenvolvimento de suas competências:

I) Quanto à competência pessoal, o aprender a ser: na construção do ser humano permeado pela ética, que possui emoções e sentimentos, autônomo, proativo, criativo, resiliente;

II) Quanto à competência relacional, o aprender a conviver: pensando o seu entorno e o mundo, promovendo o acolhimento, o vínculo, respeitando as diferenças, refletindo sobre suas ações, trabalhando de forma coletiva e cooperativa, perpassada pelas vivências, sob a perspectiva histórico-social; 

III) Quanto à competência produtiva, o aprender a fazer: diante da escolha profissional, das experiências ligadas à formação teórica e prática, dos estágios curriculares obrigatórios e extracurriculares, da educação profissional, da formação inicial e continuada; 

IV) Quanto à competência cognitiva, o aprender a conhecer: mostrando disposição diante do saber, instigando-o a partir da pesquisa em sala de aula, da elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da iniciação científica, do conhecimento em rede, da interdisciplinaridade.