A área de atuação das Faculdades Integradas de Taquara concentra-se nos municípios de Taquara, Parobé, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas, Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Jaquirana, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Araricá e Campo Bom, Morro Reuter, Presidente Lucena, Lindolfo Collor e Santa Maria do Herval.
As Faculdades Integradas de Taquara estão situadas numa região em que é significativo o número de empresas comerciais e industriais, assim como de microempresas e de empresas prestadoras de serviço voltadas para o mercado interno e externo, além de atividades agropecuárias.
Essa região necessita de uma gama significativa de trabalhadores autônomos. Temos claro que o perfil das pessoas da região deve atender a uma demanda de escolarização e mesmo de profissionalização com vistas à inserção na vida econômica regional, com prontidão para atender à competividade exigida pela globalização.
O objetivo principal das Faculdades Integradas de Taquara é ampliar cada vez mais suas atividades em consonância com as necessidades da região para uma repercussão positiva em todos os setores. Não é apenas formar novos profissionais de nível superior, mas também interagir com todos os segmentos para o desenvolvimento regional e participar ativamente da vida do cidadão.
Sabendo que a formação de professores de Matemática é um processo de reflexão teórico-prático, mais especificamente, é a busca de uma reflexão sobre a sua prática para que, junto com seus educandos, possa construir o seu saber, cabe às Faculdades Integradas de Taquara oferecer instrumentos que resgatem essa reflexão teórica sobre sua prática, pois somente dessa forma haverá avanços no processo de construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária.
O professor de Matemática deve apropriar-se de um saber crítico, levando em conta a diversidade da realidade em que trabalha, e aliá-lo a uma competência técnica que o instrumentalize a trabalhar, de forma inovadora e criativa, com crianças, adolescentes e adultos de zona urbana e rural, buscando o sucesso desses alunos e evitando a problemática da evasão e repetência.
Para que alcancemos essa meta, o professor de Matemática deverá ser um articulador entre as condições do meio, o saber sistematizado e a formação de habilidades e atitudes que possibilitem a formação de um sujeito emancipado e capaz de contribuir socialmente para a comunidade.
As grandes transformações que estão ocorrendo, atualmente, no campo social, econômico, político e cultural, decorrentes do desenvolvimento tecnológico, em especial da informática e das telecomunicações, implicam mudanças na organização do nosso ensino e, conseqüentemente, na formação docente para uma visão com ênfase na resolução de problemas de forma autônoma, criativa e flexível. Neste sentido, é fundamental que o Curso busque:
- considerar o conjunto das competências necessárias à atuação profissional;
- adotar essas competências como norteadoras, tanto da proposta pedagógica, em especial do currículo e da avaliação, quanto da
organização institucional e da gestão da escola de formação;
- qualificar professores, visando a uma sólida formação teórica, voltada para uma atitude de reflexão, integrando a teoria e a prática,
numa proposta de educação permanente;
- construir princípios pedagógicos com a concepção de que os processos de ensinar, aprender e conhecer estão sempre se construindo e reconstruindo;
- formar um profissional da educação matemática com aptidões e conhecimentos a cerca do indivíduo tanto no aspecto filosófico social, como no psicológico para que possa ser um verdadeiro educador, ou seja, aquele que está engajado, visando à melhoria da qualidade de vida individual e coletiva;
- articular os conhecimentos da formação humanística, da formação pedagógica e da formação específica de matemática, buscando uma compreensão prático-reflexiva ao longo do curso.